Moda, Mídia e Juventude (1°Ano A, B e C)
O termo
moda, entendido como “uma forma de imitação que leva à
disputa
geral por símbolos superficiais e instáveis de status”, (SIMMEL,
apud TRINCA, 2004, p.50), vem ao encontro do termo “moda do corpo”.
Esta evidenciada pela mídia como o modelo do corpo jovem, moldado
por meio dos
exercícios físicos, ou transformado por cirurgias
plásticas e/ou consumindo determinados produtos que prometem
contribuir para tal êxito.
Os meios de comunicação expressam uma
ideia de valorização
exagerada da juventude, através do consumo,
do ritmo de vida, da atualização em relação às novas tecnologias
e do individualismo, que é
comum a alguns jovens em determinada
idade. Esse é um ideal social
apresentado como modelo de sucesso
que garante a felicidade concreta, capaz de mudar nossas vidas. Nesse
sentido, faz-se necessária uma
leitura crítica daquilo que é
veiculado pela mídia.
O
cuidado com o corpo está passando por uma crescente atenção
por
parte de toda a mídia e da sociedade em geral, é fácil de
perceber. Basta notar o número de clínicas de emagrecimento, novas
academias, diferentes modalidades de exercícios físicos, pesquisas
sobre
calçados e roupas esportivas, suplementos alimentares, entre
outros.
Essa concepção de cuidado com o corpo procura transformar
o corpo
em mercadoria.
As
pesquisas na área de saúde estão cada vez mais se diversificando,
para atender aos anseios dos consumidores, nos quais as recentes
tecnologias adotadas além de dar novas formas ao corpo, impõem
regras e limites, diminuindo ou influenciando a liberdade de ação
do próprio indivíduo. O ser humano é manipulado de tal forma que o
movimento por
ele produzido deixa de ter expressão, sentido e
espontaneidade, produzindo, assim, o “ser humano ideal” (para o
capitalismo).
(Página
217 do livro didático de Educação Física)
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