terça-feira, 7 de novembro de 2017

TEXTO PARA PESQUISA (1ºANO) 4° Bimestre



Moda, Mídia e Juventude (1°Ano A, B e C)

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O termo moda, entendido como “uma forma de imitação que leva à disputa geral por símbolos superficiais e instáveis de status”, (SIMMEL, apud TRINCA, 2004, p.50), vem ao encontro do termo “moda do corpo”. Esta evidenciada pela mídia como o modelo do corpo jovem, moldado por meio dos exercícios físicos, ou transformado por cirurgias plásticas e/ou consumindo determinados produtos que prometem contribuir para tal êxito. Os meios de comunicação expressam uma ideia de valorização exagerada da juventude, através do consumo, do ritmo de vida, da atualização em relação às novas tecnologias e do individualismo, que é comum a alguns jovens em determinada idade. Esse é um ideal social apresentado como modelo de sucesso que garante a felicidade concreta, capaz de mudar nossas vidas. Nesse sentido, faz-se necessária uma leitura crítica daquilo que é veiculado pela mídia.
O cuidado com o corpo está passando por uma crescente atenção por parte de toda a mídia e da sociedade em geral, é fácil de perceber. Basta notar o número de clínicas de emagrecimento, novas academias, diferentes modalidades de exercícios físicos, pesquisas sobre calçados e roupas esportivas, suplementos alimentares, entre outros. Essa concepção de cuidado com o corpo procura transformar o corpo em mercadoria.
As pesquisas na área de saúde estão cada vez mais se diversificando, para atender aos anseios dos consumidores, nos quais as recentes tecnologias adotadas além de dar novas formas ao corpo, impõem regras e limites, diminuindo ou influenciando a liberdade de ação do próprio indivíduo. O ser humano é manipulado de tal forma que o movimento por ele produzido deixa de ter expressão, sentido e espontaneidade, produzindo, assim, o “ser humano ideal” (para o capitalismo).
(Página 217 do livro didático de Educação Física)

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