quarta-feira, 24 de outubro de 2018

9º Ano B (3º Trimestre)

3º TRIMESTRE (9ºB)

CONTROLE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA NO ESPORTE

É importante compreender que para se ter uma vida saudável, não basta apenas realizar exercícios físicos, é preciso também entender a maneira correta de faze-lo. Muitas pessoas não alcançam os objetivos esperados devido a desinformação e acabam prejudicando a própria saúde.
Para elaborar um plano de exercícios, é necessário entender primeiramente que a frequência cardíaca (FC) é responsável pelo bombeamento de sangue para a corrente sanguínea, com finalidade de nutrir e oxigenar os músculos, os tecidos e as articulações. A prática de exercícios físicos fortalece a musculatura cardíaca, tornando o coração mais forte e resistente. Assim, ele bombeia o sangue com maior eficiência, diminuindo a frequência cardíaca para movimentar em mesmo fluxo sanguíneo a cada minuto.
Além do exercício físico, a idade também esta relacionada a FC. Com o passar dos anos, o número de batimentos cardíacos máximo diminui. Entre muitas formulas e tabelas a mais utilizada para calcular de modo aproximado a FC máxima para cada faixa de idade é a de KARNOVEN et Al (1957):

FC MÁXIMA = 220 – IDADE

Durante o exercício físico, é importante controlar a frequência cardíaca. Para cada nível de condicionamento e objetivo, existe uma faixa de treinamento a ser considerada, que pode estar entre 60% e 90% da FC máxima. Dessa maneira, é importante que um profissional prescreva a intensidade dos exercícios a serem realizados e a frequência cardíaca adequada a aptidão, aos interesses e as necessidades do praticante.


SAIBA A DIFERENÇA:

Atividade Física: Qualquer movimento corporal, produzido pelo musculoesquelético que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso, como o simples gesto de lavar o cabelo.

Exercício Físico: Refere-se a atividade planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de uma ou mais componentes da aptidão física, como realizar uma caminhada com a duração de uma hora em ritmo acelerado com o objetivo de perder peso.

0 comentários:

Postar um comentário