sexta-feira, 16 de março de 2018

9ºA e 9ºB (1º Trimestre)

1º TRIMESTRE (2018)
9ºB e 9ºC



POSICIONAMENTO DOS JOGADORES EM QUADRA E SUAS FUNÇÕES

As posições dos jogadores de voleibol são regidas pelas zonas da quadra, de forma que, quando ocorre o rodízio, cada jogador passe por esse posicionamento, ou seja, todos os jogadores atuarão em todas as posições da quadra. Podemos citar quatro funções dos jogadores de voleibol:

      a)      Passador: é muito importante, pois, para que a equipe possa ter um ótimo ataque, é importante e necessário ter jogadores que saibam receber bem o saque da equipe adversaria.
      b)      Bloqueador: tem como função parar o ataque da equipe adversaria, geralmente é um jogador alto, forte e preciso;
      c)      Levantador: é o jogador responsável por preparar a bola para o ataque, normalmente, o levantador prepara a bola para um atacante fazer uma cortada para a quadra adversaria;
      d)     Cortador: geralmente é um jogador mais alto e com maior impulsão, chamado também de atacante ou finalizador.
-----------------------------------------------------------------

REGRA 7.4 (posicionamento)

7.4 Posicionamento
No momento em que a bola é colocada em jogo pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro da sua própria quadra de jogo, (exceto o sacador) conforme a ordem de saque.

7.4.1 As posições dos jogadores são numeradas assim:

7.4.1.1 os três jogadores que se encontram posicionados ao longo da rede, formam a linha de ataque e ocupam as posições: 4 (ataque-esquerda), 3 (ataque-centro) e 2 (ataque-direita) .

7.4.1.2. Os outros três jogadores são os jogadores de defesa e ocupam as posições: 5 (defesa-esquerda), 6 (defesa-centro) e 1 (defesa-direita).

7.4.2. Posições relativas entre os jogadores
7.4.2.1. Cada jogador da linha de defesa deve estar posicionado mais afastado da rede que o jogador correspondente da linha de ataque.

7.4.2.2. Os jogadores da linha de ataque e os jogadores da linha de defesa, respectivamente, devem estar posicionados lateralmente, como indicado na regra 7.4.1.

7.4.3. As posições dos jogadores são determinadas e controladas de acordo com a colocação de seus pés no solo, como segue:

7.4.3.1. Cada jogador da linha de ataque deve ter, pelo menos, parte de seu pé mais próximo da linha central do que os pés de seu correspondente jogador da linha de defesa;

7.4.3.2. Cada jogador lateral direito (ou esquerdo) deve ter pelo menos parte do seu pé mais próximo da linha lateral, direita (ou esquerda) que os pés do jogador do centro da sua linha.

7.4.4. Depois do toque do saque, os jogadores podem se deslocar e ocupar qualquer posição na sua própria quadra e na zona livre.


SISTEMAS DE JOGO 6X0 e 4X2

Sistema 6 x0
No 6x0, todos os jogadores podem fazer o levantamento e todos os jogadores podem fazer o ataque. Geralmente o jogador que faz o levantamento encontra-se na zona de defesa da sua quadra.

RODÍZIO 6X0




Sistema 4 x 2
É considerado um sistema mais avançado que o 6x0. Nele, a equipe é composta por quatro cortadores e dois levantadores, sendo assim, mesmo ocorrendo rodízio, haverá dois cortadores para um levantador.
RODÍZIO 4X2




0 comentários:

Postar um comentário