quarta-feira, 24 de outubro de 2018

1º Ano (3º Trimestre)

(Texto 1)
O que são esteroides anabolizantes e quais são seus efeitos

Os esteroides anabolizantes androgênicos, geralmente conhecidos apenas pelo nome anabolizante, são substâncias sintéticas relacionadas ao hormônio masculino:  testosterona.
* “Anabolizantes” referem-se aos efeitos na construção de massa muscular
* “Androgênicos” aos efeitos de aumento das características masculinas.
* “Esteroides” referem-se a uma classe de drogas, as quais podem ser legalmente prescrevidas para tratar algumas condições médicas.

Algumas pessoas fazem uso dos esteroides anabolizantes para melhorar a performance atlética e/ou aparência física. Os usuários de esteroides anabolizantes os tomam oralmente ou por injeção, geralmente em ciclos de semanas ou meses interrompidos por pequenos períodos.

Efeitos dos anabolizantes no cérebro
Os efeitos agudos dos esteroides anabolizantes no cérebro são bem diferentes dos decorrentes de abuso de outras drogas. A principal diferença é que os esteroides anabolizantes não produzem euforia, significando que não engatilham a elevação rápida do neurotransmissor com o nome de dopamina. Porém, o uso em longo prazo de esteroides anabolizantes pode ter impacto em substâncias químicas do cérebro, afetando o humor e comportamento.

Sintomas de abstinência
Pessoas que usaram esteroides anabolizantes passam por sintomas de abstinência quando param de tomar a droga. Esses sintomas de abstinência incluem oscilações de humor, fadiga, impaciência, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual e vontade forte de voltar a usar os anabolizantes. Um dos sintomas mais perigosos de abstinência é a depressão, pois ela pode levar ao suicídio.

Efeitos adversos dos anabolizantes na saúde:
O uso de esteroides anabolizantes pode ter como efeitos problemas de saúde sérios e até irreversíveis. Alguns efeitos mais perigosos:
* Dano ao fígado,
* Icterícia (pigmentação amarelada na pele, tecidos e fluidos corporais),
* Retenção de fluidos,
* Pressão alta,
* Elevação do colesterol LDL (colesterol ruim),
* Diminuição do colesterol HDL (colesterol bom),
* Insuficiência renal, (problema no rim)
* Acne severa e
* Tremores.

Há alguns efeitos dos anabolizantes que são específicos para o sexo e idade da pessoa:
* Para homens: diminuição dos testículos, redução da quantidade de esperma, infertilidade, calvície, desenvolvimento de seios, elevação no risco de câncer de próstata.
* Para mulheres - Crescimento de pelo facial, calvície de padrão masculino, alteração ou interrupção do ciclo menstrual, crescimento do clitóris, voz grossa.

* Para adolescentes - crescimento interrompido devido à maturação esqueletal prematura e aceleração das mudanças da puberdade.


(Texto 2)
CAPOEIRA: História e Aspectos Filosóficos

A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura
luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, os cotovelos e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira é originária do Tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. (Capo = mato; Eira = cortado).
Os negros trouxeram consigo para a América as suas tradições culturais e religião. A opressão da escravatura foi o catalisador da capoeira. A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil, como forma de elevar a sua moral, transmitir a sua cultura e principalmente como forma de resistir aos seus escravizadores. Geralmente era praticado nas capoeiras, e a noite nas senzalas onde os escravos ficavam acorrentados pelos braços, o que explica o fato de a maioria dos golpes ser desferidos com os pés, foi também muito praticada nos
quilombos, onde os escravos fugitivos tinham liberdade para expressar sua cultura.
Há registros da prática da capoeira nos séculos XVIII e XIX nas cidades de
Salvador, Rio de Janeiro, e Recife, porém durante anos sua prática era proibida e duramente reprimida.
Em
1932, Mestre Bimba fundou a primeira academia de capoeira do Brasil em Salvador. Mestre Bimba acrescentou movimentos de artes marciais e desenvolveu um estilo que passou a ser conhecido como Regional. Em contraponto, Mestre Pastinha pregava a tradição da capoeira com um jogo matreiro, de disfarce e ludibriação, estilo que passou a ser conhecido como Angola.

Capoeiristas históricos

Capoeira Angola
· Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) fundou a primeira escola de capoeira legalizada pelo governo baiano
·
Mestre João Grande Aluno de mestre Pastinha, Um dos mais importantes Mestres de Angola vivo e comanda hoje sua importante academia na cidade de Nova York.


Capoeira Regional
· Mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado) criador da capoeira regional.
·
Mestre Eziquiel aluno de Bimba, divulgou a capoeira pelo mundo e foi um de seus maiores cantadores e compositores.
·
Mestre Capixaba Fundador da A.C.A.P.O.E.I.R.A. Um dos maiores mestres vivos. Difundiu e difunde a capoeira nos 5 continentes

0 comentários:

Postar um comentário