sábado, 4 de junho de 2016

8º Ano C (2º Bimestre)


HANDEBOL

POSICIONAMENTO E FUNÇÕES DE JOGADORES EM QUADRA

Goleiro
Sua obrigação é defender, de qualquer maneira, o gol. Tem como função, também, quando está com a posse da bola, iniciar um contra-ataque, dando a oportunidade de gol à sua equipe.

Pontas
Os jogadores de ponta são aqueles que jogam nas laterais da quadra, um pelo lado direito e outro pelo esquerdo. A função desses jogadores é abrir as jogadas, dificultando, assim, a marcação da equipe adversária.

Armadores
Os armadores se apresentam em quadra, geralmente, em número de três jogadores. Sua função é armar as jogadas ofensivas e arremessos a gol.

Pivô
O pivô atua mais na linha de defesa da equipe adversária. Sua função é abrir espaço para seus companheiros entrarem na área da defesa adversária.


SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVO
Podemos citar quatro diferentes sistemas, são eles: 3x3, 4x2, 5x1 e 6x0.

Sistema 3 x 3
Os jogadores formam duas fileiras, e a equipe movimenta-se pelas laterais, sempre acompanhando a direção da bola. É um sistema aconselhável para aplicar contra equipes cujos jogadores arremessam a longa distância e equipes lentas, não se torna recomendável utilizá-lo contra equipes rápidas.

Sistema 4 x 2
Quatro jogadores ficam à frente da área do goleiro e dois à frente desses quatro jogadores. Esses dois jogadores têm como função bloquear dois adversários que possam arremessar a longa distância.
Sistema 5 x 1
Cinco jogadores se posicionam próximo a sua área do gol, com exceção de um jogador, que se posiciona mais à frente dos demais. Esse sistema é muito utilizado contra equipes que tenham jogadores especializados em arremessos de longa distância.
Sistema 6 x 0
Esse sistema monta um verdadeiro paredão. Todos os jogadores se posicionam na frente de sua área de gol, deslocando-se apenas quando o jogador adversário com bola estiver a sua frente.
Esse sistema dificulta muito o sistema de ataque da equipe adversária já que sua zona de defesa mostra-se forte e arrojada.





0 comentários:

Postar um comentário