quarta-feira, 24 de outubro de 2018

7º ANO (A e B)


3º TRIMESTRE 2018 - (7º anos)

ARTES MARCIAIS - BREVES CONCEITOS


 INTRODUÇÃO

As lutas e as artes marciais apresentam, em suas origens, características atribuídas à sobrevivência, ao exercício físico, ao treinamento militar, à defesa e ao ataque pessoal, além das implicações das tradições culturais, religiosas e filosóficas. Com o surgimento de outras necessidades e o desenvolvimento de novas técnicas, o ser humano atribuiu outro significado às lutas, e hoje vivenciamos as lutas como esporte. As lutas orientais são originárias de países como Índia, China, Japão e Coréia. Em sua formação, tinham um caráter voltado tanto para a defesa da nação, quanto para a do próprio praticante. Com o passar dos anos, principalmente após o contato dessas lutas com o Ocidente, surgiram alguns mestres que perceberam nelas potenciais possibilidades educativas, como autodomínio, superação de limites, aumento de concentração, exercício físico e atividades de lazer. Uma figura muito importe nas lutas é a presença do mestre, que sempre que possui uma postura de educador, e ensina aos seus “discípulos” lições que servem para a vida. Apesar de aparentemente o foco estar no oponente, o objetivo dessa prática é olhar e transformar a si mesmo, independentemente do outro.

Cada luta possui uma época e um local onde se originou, bem como uma evolução histórica própria. No entanto, o desenvolvimento de algumas modalidades cruza no tempo e espaço com outras. Em algumas a origem é difícil de ser definida. Em geral, nas artes marciais são comuns princípios filosóficos dando sentido aos movimentos técnicos e a conduta dos lutadores:

·         TAEKWONDO: são utilizados alguns conceitos norteadores para a arte marcial: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável.  "Taekwon-Do" significa "O caminho do pé e da mão".
·         AIKIDO: o princípio é o de lutar sem lutar. A técnica do Aikido engloba torções e imobilização do oponente através dos membros superiores, e movimentos de lançamento.
·         JUDÔ: usa-se a força do oponente contra ele mesmo. "Judô" significa “caminho da suavidade”.
·         CARATÊ é uma arte onde uma pessoa aprende a utilizar as suas mãos ou outros membros do corpo para se defender. Caratê significa  “Mão vazia”.
·         MUAY THAI: é uma luta Tailândia, também conhecido como boxe tailandês. Existe a mais de 2000 anos. “Muay Thai” significa "LUTA DA LIBERDADE", pois era com ela que o povo tailandês se defendia dos inimigos que tentavam ocupar o seu território.
·         KRAV MAGÁ: significa "combate próximo", é um sistema de combate corpo a corpo, desenvolvido pelo exercito de Israel, que envolve técnicas de luta, agarramento e golpeamento.

0 comentários:

Postar um comentário