segunda-feira, 6 de julho de 2015

CONTEÚDO 7ºANO (2018)

FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL                                                                 7ºANO  A, B e C

Dentre os esportes de quadra, o vôlei é considerado o mais complicado de ser compreendido, pois os fundamentos têm que ser executados com a máxima atenção e interesse dos praticantes. São fundamentos do voleibol: saque, manchete, toque, cortada e bloqueio.

Saque
Saque por baixo: A maneira mais fácil de enviar a bola para o outro lado da quadra é executar o saque por baixo. Nesse saque, a bola é segurada por uma das mãos e as pernas devem ficar um pouco flexionadas.

Saque por cima: O praticante joga a bola para o alto com uma ou as duas mãos. O braço que executará a batida na bola levanta-se para trás e, com um movimento rápido, a mão bate na bola para que ela vá para a quadra adversária. As pernas devem estar afastadas, uma na frente da outra, e o corpo fica de frente para a rede.

Manchete: Na maioria das vezes, a manchete é utilizada como recepção de saque do adversário cuja força dificulta bastante a recepção da bola, utilizando o toque:

Toque: O toque é executado com as extremidades internas das mãos e com o maior apoio dos indicadores e polegares. Os braços executam uma leve flexão e extensão de cotovelos no momento em que a bola encosta nos dedos.

Cortada: É a forma de ataque do jogo. O atacante dá uma batida na bola com a mão, buscando fazer com que ela bata no chão da quadra adversária e torne-se um ponto.

Bloqueio: É a forma com a qual a equipe tenta impedir o ataque da equipe adversária, através de uma cortada ou de qualquer outra maneira. Os participantes devem se juntar na frente da rede, quando o adversário for atacar, eles devem saltar o mais alto possível com os braços estendidos para cima, formando uma espécie de "barreira" para impedir que a bola passe para a sua área da quadra.

ÁREA DE JOGO
Dimensões da quadra
A área de jogo é composta pela quadra de jogo e a zona livre. A quadra de jogo constitui um retângulo com dezoito metros de comprimento e nove de largura e é circundada por uma área denominada zona livre. A zona livre é constituída de três metros de largura e está presente em todos os lados que circundam o retângulo. Lembramos que o espaço aéreo deve medir, no mínimo, sete metros de altura a partir do solo.

• Rede: A rede é instalada na vertical. Normalmente, tem de 9,50 metros a 10 metros de comprimento e 1metro de largura. Para jogos masculinos, o topo da rede é de, no máximo 2,43 metros e, para jogos femininos, a altura máxima é de 2,24 metros. Essas medidas são válidas para jogos da categoria adulta.
Já nas escolas, a altura da rede varia de acordo com os participantes.

• Bola: A bola deverá ser esférica (redonda), encapada com couro sintético ou flexível.
No seu interior, deverá haver uma câmara inflável de borracha ou de outro material parecido. De preferência, deve ter uma cor clara.

Sistema 6 x0

No 6x0, todos os jogadores podem fazer o levantamento e todos os jogadores podem fazer o ataque. Geralmente o jogador que faz o levantamento encontra-se na zona de defesa da sua quadra.


0 comentários:

Postar um comentário