segunda-feira, 31 de outubro de 2016

8º Ano E. Fundamental

4º BIMESTRE

MITOS DA CRIAÇÃO DO XADREZ – 8º Ano

Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, segundo uma das mais famosas lendas, o xadrez surgiu em uma província indiana chamada Taligana, e foi criado em homenagem a um jovem indiano chamado Lahur Sessa que era filho de um poderoso rajá e havia morrido em uma batalha. Diz outra lenda que o jogo foi criado pelo deus Marte (Mitologia Romana) ou Ares (Mitologia Grega) e foi inspirada por Caissa, uma ninfa.

Origens históricas
Muito embora diversas civilizações antigas tenham sido apontadas como o berço do xadrez, tais como o Antigo Egito e a China, na atualidade a maioria dos pesquisadores concorda que o jogo tenha se originado na Índia por volta do Século VI d.C., na forma de uma antiga modalidade de xadrez com regras diferentes das atuais e denominado Chaturanga. Na passagem do primeiro milênio da nossa era, o jogo já tinha se difundido por toda a Europa.

Origens do xadrez moderno (1450-1850)
As peças no jogo antecessor ao xadrez eram muito limitadas em seus movimentos. Por volta do ano de 1200, as regras do xadrez começaram a sofrer modificações na Europa e aproximadamente em 1475, deram origem ao jogo assim como o conhecemos nos dias de hoje. As regras modernas foram adotadas primeiramente na Itália, e as mudanças rapidamente se difundiram por toda a Europa Ocidental.
No Século XVIII, a França passou a ocupar o centro dos acontecimentos enxadrísticos. Durante todo o Século XIX diversos clubes de xadrez e vários livros sobre enxadrismo foram publicados.

O nascimento de um esporte (1850-1945)
O primeiro torneio moderno de xadrez ocorreu em Londres em 1851. O campeão foi o alemão Adolf Anderssen, sendo aclamado como o melhor enxadrista do mundo e em 1886 o mestre alemão Johannes Zukertort foi considerado como o primeiro campeão mundial de xadrez.

Era pós-guerra (1945 até o presente momento)
No sistema informal que era adotado anteriormente, o campeão do mundo tinha o direito de decidir com qual desafiante disputaria o título mundial, a FIDE (federação internacional de Xadrez) veio então estabelecer um novo e moderno sistema de torneios de classificação, os melhores enxadristas do mundo passaram a ser selecionados primeiramente nos Torneios Zonais, sendo seguidos pelos Torneios Inter zonais. Os melhores finalistas dos Torneios Inter zonais participam do Torneio de Candidatos que, por sua vez, definirá quem será o desafiante que poderá então disputar a coroa com o campeão do mundo. Em 1993, os dois melhores enxadristas do mundo romperam com a FIDE e organizaram o seu próprio torneio pelo título mundial, fundando a Professional Chess Association (PCA). Como consequência naquele período passaram a existir dois campeões mundiais, representando entidades distintas, a FIDE e a PCA. Em 2006 o russo Vladimir Kramnik vencedor da PCA derrotou o campeão da FIDE e tornou-se o campeão do mundo das duas coroas, unificando os títulos.


0 comentários:

Postar um comentário