sábado, 25 de março de 2017

3ºA e 3ºB (1º Bimestre)

1º BIMESTRE
3º Ano A e B (2017)

GASTO DE ENERGIA
O gasto de energia no nosso corpo se faz por quatro componentes: metabolismo basal, efeito térmico do alimento, termogênese facultativa e atividade física.

Metabolismo Basal: é a exigência energética para uma pessoa acordada durante o descanso. O metabolismo basal tende a diminuir com a idade, é maior no homem do que na mulher e varia menos de 10%. Ele tende a ser maior nas pessoas magras.

Efeito Térmico dos Alimentos: aumenta o metabolismo na sua digestão e absorção. O custo energético da digestão é maior para proteína, menor para carboidrato e menor ainda para as gorduras.

Termogênese Facultativa: é a produção de calor. Quando ingerimos um alimento, a quantidade de energia não exigida para o metabolismo é armazenada como gordura ou dissipada como calor.

Atividade Física: é provavelmente o fator mais importante e variável no gasto de energia. O metabolismo basal é menor do que 1.000 Kcal/dia (dependendo do tamanho do corpo); mas o gasto com a atividade física pode ser muito superior a isso. Enquanto uma pessoa sedentária gasta cerca de 1.880 Kcal/dia um atleta de resistência usa mais de 3.000 Kcal/dia (pode chegar a 6.000 durante um triatlo ou ultramaratona).
Muitos estudos demonstraram que a quantidade de atividade física é a mais importante diferença entre o magro e o gordo.

A obesidade pode ocorrer por causa do aumento no número de células adiposas (hiperplasia); aumento no tamanho dessas células (hipertrofia) ou por ambos.
Durante a infância e um pouco da adolescência as células adiposas (células de gordura) aumentam em número e tamanho. Nos adultos, o número de células se torna fixo e elas aumentam somente no tamanho. A perda de peso resulta apenas na diminuição do tamanho das células adiposas, não em número. Por isso, o ideal seria prevenir o desenvolvimento inicial das células adiposas durante o período de crescimento.

(continuação do conteúdo do 1º Bimestre)

NECESSIDADE DE MOVIMENTO DO CORPO HUMANO
Quando o corpo se movimenta muitos processos fisiológicos e psicológicos ocorrem simultaneamente. Por exemplo, quando alguém corre aumenta a contratilidade e a frequência dos batimentos do coração; o metabolismo é aumentado; os hormônios são mobilizados; a temperatura corporal é elevada.
O funcionamento do corpo é mantido por um equilíbrio dinâmico que necessita de atividades para funcionar normalmente o rompimento do frágil equilíbrio dentro do corpo, causado, por exemplo, por hábitos alimentares errôneos ou deficientes; por padrões de pensamentos negativos e pela vida sedentária, pode resultar em doenças e desordens emocionais e físicas.
Numa sociedade caracterizada por "apertar botões", as tendências modernas, a mecanização, as ocupações sedentárias e o uso generalizado de utensílios domésticos, levaram a uma exigência diminuída da atividade física, particularmente no trabalho. Ao mesmo tempo há um aumento espantoso de doenças cardiovasculares.
A atividade física é uma parte integral e complexa do comportamento humano, envolvendo componentes culturais, socioeconômicos, psicológicos e é dependente de vários fatores como o tipo de trabalho, tipo físico, personalidade, quantidade de tempo livre e possibilidades de acesso a locais e instalações esportivas e etc.


--------------------------------------FIM DO CONTEÚDO DO 3º ANO-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

0 comentários:

Postar um comentário